As Sebentas de Projecto pretendem dar a conhe- cer um olhar estilhaçado no tempo e no lugar sobre o ensino de Projecto de arquitectura. Procura-se uma contemplação multidimensional que permita apreender, mesmo que fugazmente, a natureza de uma disciplina que resiste à formalização, e em cujo âmago se gesta a visão distintiva do arquitecto. o recurso à entrevista como ferramenta expositiva concentra um conjunto de modalidades comuni- cativas que se tornam particularmente eficazes na aproximação a essa visão: experiência, relato, teorização, memória e aquilo a que, apesar da recusa do próprio em ceder a epítomes, se pode chamar de mestria.
estruturalmente, isolámos três momentos nas declarações de eduardo Souto de Moura quanto à disciplina de Projecto: abrimos com um exercício de partilha sobre a memória enquanto aluno; recordá- mos algumas das mais emblemáticas lições minis- tradas enquanto professor; abordámos, por fim, a possibilidade de instigar novos caminhos temá- ticos e leituras pedagógicas para um ensino que se pretende actual.